Alternativas à EscolaTradicional

Escolas que Questionam o Sistema Convencional

"São três exemplos, entre outros que não encaixam no sistema convencional. Não se vangloriam de serem os melhores nos rankings, mas garantem que as crianças aprendem e trabalham a criatividade, o espírito crítico, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade."





O exemplo do Agrupamento de Escolas do Cerco

Também o Agrupamento de Escolas do Cerco se destaca como uma escola que "arregaçou as mangas e pôs mão à obra" no que diz respeito a inovação, progresso e seguramente mudança.

Um grito de mudança positiva e estruturante que prova que passar de "Besta a Bestial" também é possível!









O exemplo do Agrupamento de Escolas de Carcavelos

E por cá não é só a Escola da Ponte a inovar e com resultados positivos bem visíveis.

Parabéns pela "ousadia" ao Diretor Adelino Calado do Agrupamento de Escolas de Carcavelos e pela prova de que é possível fazer diferente.

Vale a pena ver!





O exemplo da Escola da Ponte - Vila das Aves

A mudança não é fácil, travam-se batalhas constantes contra o medo do desconhecido, mas acredito que só assim podemos evoluir.


"Sê a mudança que desejas ver no mundo." Ghandi





Vejam-se exemplos que quem arriscou!



Método Tradicional vs Método João de Deus vs Movimento da Escola Moderna

É preciso rever a forma como encaramos a Educação.


Pensar e repensar os métodos usados, ser audaz e não ter medo de experimentar, inovar e progredir. Ver as nossas turmas, não como um todo, mas particularizando caso a caso, pois se todos somos diferentes faz sentido que a educação seja diferenciada.


Vamos dar um basta ao método de ensino tradicional e colocar um ponto final ao "mesmo para todos"!


Para ajudar a refletir...













A Educação na Finlândia


7 princípios da Educação Finlandesa – a melhor do Mundo





«É possível prepará-los para as provas ou para a vida. Escolhemos a segunda opção»

Educação na Finlândia


2 comentários:

  1. Obrigada por mostrar novas formas de ver a educação...eu já ando farta e cansada, como professora e mãe, da escola tradicional.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho. E nós como mães e professoras temos o dever de zelar por uma melhor educação dos nossos filhos e dos nossos alunos.
    O video que publiquei "tudo o que desejo para os meus filhos" (que aliás foi o motor impulsionador deste blog) tocou-me profundamente à uns tempos atrás, fez-me pensar sobre o assunto e ter uma atitude pro ativa no sentido de procurar o modelo educativo que desejava para o meu filho, pois também não estava satisfeita. Empenhei-me em procurar uma escola que realmente correspondesse aquilo que desejava para ele. Mudei-o de escola e atualmente estou muito satisfeita com esta mudança.
    Saliento também que não é preciso ter dinheiro para o fazer, até porque o meu filho estava numa instituição particular e foi no ensino público que encontrei o que buscava!
    Por vezes temos de ser exigentes e dar um basta aquilo de que estamos fartos!

    ResponderEliminar

Deixa aqui os teus comentários ou sugestões!