APRESENTAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO DO MEM
Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna
A cultura democrática
para mim é a palavra chave do MEM, uma vez que todos os propósitos deste modelo
pedagógico visam valores inerentes ao conceito de democracia, como é o sentido
de partilha, de diálogo, de negociação, de inclusão, de sentido crítico e de
LIBERDADE. São valores que acompanharão a criança no decorrer da sua vida e
determinantes na formação da sua personalidade. “As crianças de hoje, serão os
HOMENS de amanhã” e se esses valores forem apreendidos por estas teremos com
certeza um mundo muito melhor.
O papel ativo que a criança assume é
para mim um dos aspetos mais relevantes e
inovadores desta metodologia. O envolvimento, a co-responsabilização e a plena
participação da criança na gestão da vida em grupo e na gestão das suas
aprendizagens confere à criança aptidões
que serão fundamentais ao longo da sua vida, como sendo o desenvolvimento de um
espírito crítico, a capacidade de decisão/escolha, a capacidade de se
auto-formar, a busca e o gosto pelo saber e o à-vontade para comunicar e
partilhar os seus saberes.
O MEM no Pré-Escolar
Os princípios da
cooperação, da partilha e da interajuda são também aspetos que considero que se destacam na metodologia do MEM.
Todo o ambiente
educativo é organizado pelas crianças e pelo educador e tudo é negociado, nada
é imposto.
É dada grande
importância aos saberes e ás vivências de cada criança, servindo estas de base
às novas aprendizagens.
Cada criança desempenha
um papel ativo na busca de saberes que
têm significado para ela, permitindo uma melhor consciência da apropriação do
conhecimento.
A cooperação e a
interajuda está presente em todos os aspetos da
vida escolar e sobretudo no desenvolvimento de atividades e projetos.
A comunicação das
descobertas confere sentido às aprendizagens realizadas e permite a partilha de
saberes, o que confere motivação á criança e permite que esta melhor assimile o
que aprendeu.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
No MEM toda a organização do grupo, do espaço, dos materiais e do tempo é negociada com as crianças o que permite que estas interiorizem e façam parte dessa mesma organização.
Esta organização negociada permite que as crianças se tornem mais autónomas, capazes de agir e interagir no espaço e no tempo, que se organizem e que sejam capazes de gerir as suas atividades/projetos e a própria dinâmica do grupo.
Do ponto de vista do educador é precisamente através desta organização partilhada que o educador promove os princípios que estão inerentes ao MEM.
Áreas de Atividades:
- Biblioteca e Documentação
- Oficina da Escrita e Reprodução
- Laboratório de Ciências e Experiências
- Construções “oficina; fábrica”
- Atividades Plásticas e Expressões Artísticas
- Faz de Conta
- Jogos: de mesa e construções
- Uma área central para trabalho coletivo, polivalente.
1 – Biblioteca e Documentação Centro de documentação
Materiais: tapete com almofadas
Utilidade: Consulta de documentos, livros e revistas, trabalhos produzidos pelas crianças. Serve de apoio a projectos a realizar
2 – Oficina da Escrita e Reprodução
Materiais: máquina de escrever, prensa de Freinet ou computador com impressora, limógrafo, ou outro material de reprodução de textos e de ilustração.
Utilidade: exposição de textos (noticias), textos do educador, tentativas de pré-escrita e escrita.
3 – Laboratório de Ciências e Experiências
Materiais: balança, medidas de capacidade, metro, ficheiros ilustrados, mapa do tempo, registo de observações, resolução de problemas.
Utilidade: medições, pesagens livres ou aplicadas, criação e observação de animais, roteiros de experiências nos mapas.
4 – Construções: “oficina; fábrica”
Utilidade: Produção de construções várias, ex: maquetas ou instrumentos musicais.
5 – Atividades Plásticas +Expressões Artísticas
Materiais: de pintura, desenho, modelagem, recorte, tapeçaria.
6 – Faz de Conta
Utilidade: atividades do faz de conta, jogos tradicionais de sala, projetos de representação dramática.
Materiais: guarda-roupa e adereços diversos
7 – Jogos: de mesa e construções
Utilidade: construções na manta em 3D e jogos de mesa
Materiais: legos, pistas, animais, peças de encaixe, parafusos…
8 - Cozinha:
Nota: No caso de não existir uma cozinha, esta poderá ser mais uma área a ser criada e montada.
Utilidade: Expõem regras de higiene alimentar, normas sociais de estar à mesa.
Materiais: livro de receitas para crianças, utensílios básicos para a confeção de alimentos.
9 - Área Polivalente
Mapa de Atividades
O mapa de atividades – é um quadro de dupla entrada com:
Lista semanal de projetos
Projeto – é uma cadeia de atividades, com a intenção de responder a um problema. Surge essencialmente no período de acolhimento, das notícias.
Diária:
Nota: No caso de não existir uma cozinha, esta poderá ser mais uma área a ser criada e montada.
Utilidade: Expõem regras de higiene alimentar, normas sociais de estar à mesa.
Materiais: livro de receitas para crianças, utensílios básicos para a confeção de alimentos.
9 - Área Polivalente
É uma área de acolhimento, conselho, comunicações, encontros.
Materiais: Conjunto de mesas e cadeiras
Utilidade: Serve de suporte para atividades de pequenos grupos e trabalhos individuais.
Materiais: Conjunto de mesas e cadeiras
Utilidade: Serve de suporte para atividades de pequenos grupos e trabalhos individuais.
Instrumentos de Pilotagem:
- Plano de Atividades
- Lista Semanal de Projetos
- Quadro Semanal das Tarefas
- Mapa de Presenças
- Diário de Grupo
Os instrumentos de
pilotagem são uma preciosa ajuda á organização do grupo, do espaço, dos
materiais e do tempo. Estes permitem que a criança adquira consciência sobre o
seu papel no grupo, o sentido de pertença ao grupo, a sua participação na vida
social do grupo, ajuda a planificar, a regular e a avaliar as aprendizagens.
Para o educador estes
instrumentos ajudam na organização da
vida do grupo, permitem conferir autonomia às crianças e são ótimos indicadores de
avaliação para intervenção.
O mapa de atividades – é um quadro de dupla entrada com:
Nomes:
Atividades:
- Desenho
- Biblioteca
- Pintura
- Escrita
- Jogos
- Faz de Conta
Lista semanal de projetos
- Nome do Projeto
- Nome da Criança
- Duração
Projeto – é uma cadeia de atividades, com a intenção de responder a um problema. Surge essencialmente no período de acolhimento, das notícias.
Planificação dos projetos:
- Formulação
- Balanço diagnóstico
- Divisão e Distribuição do trabalho
- Realização do trabalho
- Comunicação
A comunicação das
aprendizagens consiste na apresentação de um produto construído
individualmente ou em pequenos grupos que só ganha sentido social e pessoal
quando partilhado com os outros. É desta partilha de saberes que as produções
ganham significado, que surge a aprendizagem e o gosto pelo comunicar.
Quadro semanal das tarefas
Diária:
- de manhã – plano do dia
- fim da manhã – comunicações
- fim do dia – avaliação da atividade diária
Semanal - tarde de 6ª feira – regulação sócio-moral:
- avaliação
- planificação
Mapa mensal de presenças
Mapa mensal do tempo
Inventários do material das áreas
Diário de Grupo - ajuda a caminhar da avaliação para o planeamento
O Educador apenas serve de secretário, quando necessário…
O Diário é o instrumento onde se escreve e ajuda a não esquecer nada.
Fazem-se as pazes, se alguém ainda está zangado e combinam-se as regras para viver melhor.
Analisa-se o Diário de Grupo:
O CONCELHO
É na tarde de sexta-feira que se arrumam os trabalhos; vê-se e fala-se sobre quem mais trabalhou e se alguém precisa de ajuda; verifica-se o que se fez e o que ainda está por fazer.Fazem-se as pazes, se alguém ainda está zangado e combinam-se as regras para viver melhor.
Analisa-se o Diário de Grupo:
- Lê-se cada ponto do diário; o autor explicita
- Têm a palavra os visados para falar das coisas
- Fala-se nas possíveis consequências e que fazer para requalificar, reparar ou melhorar a ação
- Estabelecem-se regras e escrevem-se para serem interiorizadas
Falar das coisas para aprender a raciocinar moralmente…aprender a emitir juizos de valor
O conselho de cooperação
e o diário de grupo são para mim um dos aspetos mais
relevantes e inovadores da metodologia do MEM, pois é o que regula toda a vida
social do grupo, no fundo é a força motriz de toda a dinâmica grupal e
fomentadora da cultura democrática e dos valores da partilha, da cooperação e
da solidariedade. Promovem a democracia, o espírito crítico, os juízos de valor
e as tomadas de decisões.
TEMPO DE ANIMAÇÃO CULTURAL
Tempo de animação
cultural é, em minha opinião, um dos aspetos mais
relevantes e inovadores da metodologia do MEM, uma vez que é um meio
privilegiado para difusão da cultura da comunidade onde estamos inseridos
oferecendo inúmeras oportunidades de vivenciar, conhecer e contactar com as
tradições, os usos, os costumes, as pessoas, enfim, com o meio que nos rodeia.
Destaco aqui as visitas da família ou de elementos da comunidade e as visitas
de estudo, que são fontes riquíssimas de partilha de cultura.
Mapa de inscrição para as tardes culturais:
O MEM E VYGOTSKY
A aprendizagem surge das
interações socioculturais, não é fomentada pelo professor mas sim pela
comunicação e pelas trocas de saberes e experiências entre os elementos do
grupo, pelos problemas do grupo e da comunidade.
O MEM tal como defende Vigotsky, entende que a criança
aprende melhor na interação com os seus pares, com
aqueles de idade mais próxima, que têm uma linguagem mais próxima da sua (zona
de desenvolvimento próximal).
A comunicação assume um
papel muito preponderante na construção das aprendizagens, uma vez que permite
que as crianças falem sobre as suas vivências, partilhem os seus conhecimentos
e dêem sentido às aprendizagens efetuadas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA E COOPERAÇÃO
No MEM a avaliação é um
processo constante e contínuo. Trata-se de uma politica de “avaliar para
intervir”, onde criança e educador estão em constante aperfeiçoamento das suas
práticas.
A criança à medida que
explora, é encorajada a refletir e a avaliar o seu próprio trabalho e assim vai
tomando consciência do percurso que está a fazer. Através do debates e dos
balanços de grupo as crianças analisam o que fizeram e as suas progressões.
Não é o produto final
que é avaliado mas sim o percurso efetuado numa
determinada aprendizagem.
O MEM E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR
Tal como no MEM as
Orientações Curriculares assentam em princípios de vida democrática, de
partilha e de cooperação.
Valorizam as interações
sociais como base do processo educativo e a necessidade de responder aos
interesses das crianças.
O estabelecimento de
rotinas educativas é também, como no MEM, visto como proporcionadoras de um
ambiente securizante.
Tal como no MEM, as
orientações Curriculares atribuem grande importância à interação com a família e com a
comunidade, de forma a dar sentido social às aprendizagens efetuadas.
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