O comboio e o metro! (Sala da Mónica)
Durante as férias de Natal estivemos a organizar e enriquecer algumas áreas da nossa sala, nomeadamente a oficina da escrita em que acrescentamos ficheiros de imagens. Enquanto o... e a ... exploravam este novo recurso conversavam sobre aquilo que viam.
Quando encontraram o ficheiro com as imagens do comboio e do metro a conversa ganhou novos , partilharam experiências e saberes.
No entanto surgiu uma questão: Porque é que o metro anda debaixo da terra e o comboio em cima?
Como não sabíamos a ... foi escrever no diário que queria fazer um projeto sobre os comboios e o metro.
Em grande grupo lemos o diário e quem quis ajudar a ... a fazer o projeto escreveu o seu nome numa folha...
Com o grupo do projeto vimos o que queremos descobrir, o que já sabemos/pensamos saber sobre o comboio e o metro e dividimos tarefas.
Assim, já começamos a fazer a pesquisa quer no computador bem como a biblioteca da nossa escola...
E começamos as primeiras produções...
Ainda o comboio e o metro!
Lembram-se de termos falado aqui do nosso projeto do metro e do comboio em que queríamos descobrir porque é que o metro anda debaixo da terra e o comboio em cima.
Estamos numa fase de pesquisa, de produção de trabalhos e de organização da informação.
Como perto da nossa escola fica a estação de comboio de Entrecampos, fomos visitar a estação...
Adoramos ouvir o senhor a anunciar a entrado dos comboios na estação e de os ver chegar...
Já na escola, falamos sobre esta visita, registamos as nossas vivências e comunicamos ao grupo:
O ... partilhou connosco que mora perto do metro e gostava de saber se os amigos também moravam perto do metro e /ou do comboio. Combinamos escrever uma carta aos pais para nos ajudarem a saber.
As respostas foram chegando...
Para organizarmos a informação fizemos conjuntos...
Primeiro fizemos conjuntos em que o nosso corpo foi o elemento principal...
Depois desta primeira exploração, fizemos o registo utilizando as nossas fotografias...
O ... também partilhou connosco a história "Caixa" em que no final as personagens fazem um comboio de caixas e disse que também gostava de fazer um comboio de caixas com os amigos.
Com a ajuda da família arranjamos caixas e já começamos a pintar o comboio.
Fomos ainda surpreendidos pela mãe ... que sabendo deste projeto preparou-nos um bolo em forma de comboio e proporcionou-nos um lanche muito especial...
Fiquem atentos porque em breve daremos mais novidades sobre este projeto que tanto nos tem envolvido e motivado.
"Porque é que o metro anda debaixo da terra e o comboio anda em cima?" - comunicação
Para esta comunicação combinamos fazer um cartaz "muito grande" disse o ...E assim foi...
Terminado o cartaz, organizamos a comunicação (quem comunica o quê) e a que sala...
Escolhemos a sala da Xana para assistir à comunicação...
Aceite o convite, fomos assistir à comunicação deste projeto:
Partilhadas as nossas descobertas, comunicamos o trabalho que fizemos para descobrir se os amigos moravam perto do metro ou do comboio.
O ... contou a história "Caixa" e partilhou o comboio que construímos com caixas partindo da sua história...
Foi um momento de partilha maravilhoso em que quem comunicou partilhou e consolidou as suas aprendizagens para além de se sentir valorizado e reconhecido pelo seu trabalho e quem assistiu à comunicação fez novas descobertas.
Esta partilha terminou com um delicioso sumo de laranja que a Sala da Xana fez e partilhou connosco...
À tarde, bebemos sumo de laranja natural ao lanche...
São estas partilhas que enriquecem o nosso dia-a-dia!!
Ficam ainda algumas imagens das brincadeiras com o comboio na nossa sala..
Na nossa sala agora fala-se do comboio e do metro, de passageiros na estação, despedidas e comboios a entrar na linha.. As nossas vivências e aprendizagens refletem-se nas brincadeiras em que nos envolvemos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui os teus comentários ou sugestões!